domingo, 24 de março de 2013

Linger - Um Amor Adiado by Maggie Stiefvater

Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras
ISBN:9789722348447
Ano de Lançamento (Portugal): 2012
Páginas:405
Tradução: Maria do Carmo Figueira
Classificação: ★★★★ (4/5)


Março 2013

Sinopse:

"Linger é o segundo volume da trilogia fantástica de Maggie Stiefvater, e nele reencontramos a mesma elegância narrativa, a mesma qualidade poética da prosa, que se mantém isenta dos clichés do género literário a que pertence. Reencontramos também os protagonistas, Sam e Grace, que lutam desesperadamente pelo seu amor, sujeito às permanentes ameaças da natureza e da humanidade. Sam ainda se está a habituar à ideia de viver para sempre como ser humano e Grace guarda segredos que poderão vir a revolucionar as suas vidas. Com toda a carga dramática e romântica de Shiver, esta sequela ganha uma nova urgência à medida que os níveis de tensão se elevam até se tornarem quase insustentáveis.
Quando tudo à sua volta parece prestes a desmoronar-se só o amor permanece, mas será ele suficiente para os manter juntos?


Opinião:

Reacção ao segundo livrinho da série, Os Lobos de Mercy Falls:


Adorei Shiver, e como referi aqui, estava realmente com medo do que se iria seguir em Linger e Forever. Bem, quanto a Forever ainda não sei, mas Linger superou as minhas expectativas e justifica o seu sucesso mundial.

Neste livro, Sam é humano. Após ter sobrevivido "à cura" tenta habituar-se à sua nova vida sem medo de transformações espontâneas. No entanto não deixa de estar ligado à alcateia e com a transformação permanente de Beck em lobo, Sam torna-se responsável pelos mais recentes membros da alcateia, Cole (o rebelde, arrogante e problemático), Victor (o instável) e Olivia (a amiga de Grace).

Como se Sam não tivesse já muito com que se preocupar, a sua namorada Grace está doente e ninguém sabe o que se passa com ela. para melhorar a situação, os pais de Grace decidem desempenhar o papel de pais pela primeira vez em muitos anos e tornam-se um sério problema na  vida dos dois jovens.

Uma das coisas interessantes nestes livros, como já tinha referido quando falei de Shiver, é o facto de a história nos ser contada oscilando entre o ponto de vista de Sam e de Grace. Pois bem, neste livro são acrescentados mais dois pontos de vista: O de Isabel e o de Cole. Adorei que a história não se prendesse só em Sam e Grace, há outras personagens muito complexas que mereciam ter uma voz nesta série e fiquei mesmo contente por Cole e Isabel fazerem parte da narrativa.

Cole e Isabel,

Cole é uma estrela de rock que levava a sério a expressão "sex, drugs e rock'n roll" e que vê uma escapatória na proposta de Beck em tornar-se um lobo para sempre. Apesar de arrogante, é uma personagem genial. Muito inteligente apesar de mordaz. Adoro-o. Isabel parece ser a única pessoa que consegue chegar ao verdadeiro Cole e os dois proporcionam-nos momentos fantásticos.

Ficamos a conhecer mais sobre Isabel e a luta que trava contra ela própria. Sente-se culpada pela morte do irmão e acaba por erguer uma muralha à sua volta e não permite que ninguém se aproxime dela. Implica com Sam e parece que é nele que descarrega a sua raiva (talvez por ele ter sobrevivido à cura e o irmão não). Com Cole, ela deixa-se levar. É como se o rapaz fosse um escape às suas mágoas, mas nem ele, nem ela conseguem lidar com o que sentem um pelo outro, acabando por se separarem com medo de se magoarem mutuamente.

Este livro prepara-nos para o grande final e Forever promete, acreditem. Estou mesmo ansiosa por ler o final desta história. Está tudo em aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário