domingo, 5 de janeiro de 2014

Forever - Um Amor Eterno (Os Lobos de Mercy Falls #3) by Maggie Stiefvater


Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras
ISBN:9789722350099
Ano de Lançamento (Portugal): Março 2013
Páginas:419
Tradução: Maria do Carmo Figueira
Classificação: ★★★★ (4/5)
Janeiro 2014


Sinopse:
" Depois de Shiver e Linger, dois romances que emocionaram leitores de todas as idades em países de todo o mundo, segue-se o muito aguardado final desta dramática e intensa história de amor entre dois adolescentes.
Quando Sam e Grace, em Linger, parecem ter conseguido ultrapassar todas as barreiras que os separavam, é Grace que se transforma em loba... E assim a encontramos neste volume, acossada desde logo ao aperceber-se de que a comunidade humana planeia o extermínio da alcateia a que agora pertence. A narração mantém a alternância entre o ponto de vista das figuras principais e explora inteligentemente as possibilidades do enredo, jogando com os medos inconscientes e os mitos associados aos lobos, numa metáfora subtil dos problemas comuns a todos os adolescentes.
A escrita preserva o poder, o brilho e a expressão lírica que a caracterizam enquanto tudo converge vertiginosamente para um momento final, um momento de morte ou de vida, de perda ou de plenitude do amor."



Opinião:

*Atenção spoilers dos livros anteriores*

E eis que chegamos ao final de mais uma série (com muita pena minha). Como já referi, é das histórias mais fofas que já li!

image

No entanto, começo a achar que tenho um sério problema com os finais das séries. Mais uma vez, tal como aconteceu com o final de The Hunger Games, a parte final pareceu excessivamente rápida e sinceramente fiquei à espera de mais. Basicamente o final fica um pouco à nossa imaginação e esperava uma coisa mais sólida e concreta.

Gostei bastante e não fica nada atrás dos outros dois livros da saga. A evolução das personagens é enorme, estão muito mais maduras, isso nota-se principalmente em Sam e Cole. Grace sempre foi a mais adulta e Sam era aquele rapaz fofo e tímido que só nos apetece enrolar num cobertor e abraçar.

Já Cole, remete-nos para outro tipo de pensamentos (a Isabel que o diga). 
Grace sofre imenso com o seu novo estado intermitente entre loba e humana e apercebe-se de pode perder tudo o que sonhou para a sua vida antes da mudança. Tudo menos Sam. O amor deles é tão forte e ambos sabem que pode resistir a tudo.

Sam aprende que não pode fugir para sempre do seu passado e dos seus medos e tem que os enfrentar a todo o custo se quer proteger Grace e os outros lobos.
Achei que faltou mais dialogo com Beck para Sam perceber algumas coisas mas isto é a minha parte racional a falar porque o sentimento é muito bem descrito e explicito o que adorei apesar de esperar mais esclarecimentos.

Cole continua genial e apercebe-se que tem muito mais a dar aos outros do que alguma vez pensou e a sua atitude egoísta torna-se mais altruísta à medida que vai evoluindo na história (apesar de continuar a ser mal interpretado na maioria das vezes).
Isabel continua a mesma de sempre, mas no final acaba por aceitar os seus sentimentos (a rapariga é casmurra como tudo!). Tive pena que não houvesse mais "Cole and Isabel moments"...I miss that!


Mais uma série fantástica que vê neste livro o seu final, aconselho vivamente a quem gosta de histórias doces com alguma acção. 
Espero que a Presença continue a apostar nas obras de Maggie Stiefvater (The Raven Boys era capaz de ser interessante..just saying :p), porque adoro a forma como ela nos desperta os sentidos. 

Como bióloga, adorei a forma como a autora captou a essência da alcateia, os comportamentos hierárquicos dos alfas, ómegas e até dos lobos pacificadores assim como as lutas pelo poder e território. Melhor do que isto, só mesmo o alerta para o extreminio dos lobos.
Os humanos são extremamente territoriais e qualquer coisa que interfira com o seu território tem que ser destruído. É horrível. A caça aos lobos ainda hoje é problemática e não só nos EUA ou Canadá. Em Portugal, lidamos com o mesmo no que respeita ao Lobo Ibérico.

A alegada ferocidade e o roubo de gado levam a que tenham sido perseguidos pelo homem durante séculos. Hoje a sua caça é proibida mas os lobos enfrentam outros problemas como a desvegetação e a construção de infraestruturas que reduzem os territórios e o alimento.

Apesar de todos os esforços, o abate dos lobos em Portugal continua ainda a ser notícia na nossa actualidade (ver noticia aqui).
Em Portugal o lobo ibérico é classificado como espécie "Em Perigo de Extinção".


Se quiserem saber mais sobre o Lobo Ibérico e projectos relacionados :):
- Grupo Lobo http://lobo.fc.ul.pt/

Boas leituras! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário