terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mind Games (Mind Games #1) by Kiersten White


Editora: Harper Teen
ISBN:9780062135315
Lançamento: Fevereiro 2013
Ano de Lançamento (Portugal): -
Páginas: 237
Classificação: ★★ (3/5)

Goodreads

Fevereiro 2014

Sinopse:

"Perfect for fans of Sara Shepard's The Lying Game series, Kiersten White's Mind Games, a novel about two sisters trapped in a web of deceit, was called "lightning fast and fabulously fun" by bestselling author Laini Taylor.



Fia and Annie are as close as two sisters can be. They look out for each other. Protect each other. And most importantly, they keep each other's secrets, even the most dangerous ones: Annie is blind, but can see visions of the future; Fia was born with flawless intuition—her first impulse is always exactly right. When the sisters are offered a place at an elite boarding school, Fia realizes that something is wrong . . . but she doesn't grasp just how wrong. The Keane Institute is no ordinary school, and Fia is soon used for everything from picking stocks to planting bombs. If she tries to refuse, they threaten her with Annie's life. Now Fia's falling in love with a boy who has dark secrets of his own. And with his help, she's ready to fight back. They stole her past. They control her present. But she won't let them take her future."


Opinião:

Annie e Sofia (Fia) são irmãs. Annie é a mais velha e é cega desde os 4 anos de idade e Fia sente uma necessidade permanente de proteger a irmã apesar de ser dois anos mais nova. Geralmente são os irmãos mais velhos que têm os instintos protectores mais desenvolvidos, mas neste caso, devido às particularidades de Annie é ao contrário.

Porém, o mundo de Annie nem sempre é escuro. Existem momentos em que ela consegue ver, mas de uma forma peculiar. Consegue ver o futuro, ou seja, é uma Seer. Quando Annie prevê a morte dos pais num acidente de viação as coisas descontrolam-se. 
As duas órfãs ficam então ao cuidado da tia (meia-irmã da mãe) que não quer carregar o fardo de as criar e, passado uns anos, convence Annie a aceitar a bolsa que lhe foi oferecida pela Fundação Kane, para frequentar o seu colégio particular. Annie fica radiante com a ideia, mas Fia tenta desencorajá-la, pois quando entram no edifício da escola é inundada por uma sensação de que é errado estarem ali.

Fia tem instintos apuradíssimos e conseguindo sempre pressentir o que está certo ou errado. Fazer as escolhas certas.
Na escola depressa se apercebem que nem tudo é o que parece e que as mulheres podem ser um problema, uma vez que, apenas o sexo feminino pode ter poderes. A nível psíquico os homens são inofensivos. 
Além dos Seer como Annie, existem os Feelers (conseguem sentir os sentimentos dos outros) e os Readers (capazes de ler os pensamentos).
Fia é então treinada de modo a usar as sua intuição infalível em todos os esquemas da Fundação Kane, o que implica treinos brutais de auto-defesa e jogos de espionagem com um ou outro homicídio à mistura. Annie nem se apercebe de nada até ser demasiado tarde. 

Passados 7 anos desde a entrada na escola, Fia, agora com 17 anos é enviada numa missão: matar um rapaz chamado Adam. Mas depois de o observar, os seus instintos levam a melhor sobre ela e não o consegue fazer. É demasiado errado. 
O problema é que se ela não matar aquele rapaz, Annie é que vai sofrer as consequências.
image

São perseguidos por três homens e após uma luta, Fia é alvejada. Há mais alguém atrás daquele rapaz e Fia não percebe porquê, no entanto sabe que tem de o proteger. 
Só há uma coisa a fazer. Adam tem que morrer para que tanto ele como Annie fiquem a salvo. Fia liga a James (é uma espécie de chefe e alguém que a deixa confusa e que Annie odeia) e diz-lhe que sofreu uma emboscada e que Adam acabou por morrer. De volta a Chicago, Fia pede a Adam para ficar morto, ou seja, para se esconder, não deixar rasto e esperar que ela o contacte.

Assim começa esta história. Qual será o segredo de Adam? O que é que o rapaz terá feito para ter tanta gente atrás dele? Será James assim tão mau como Fia e Annie pensam? Ou haverá algo mais? Afinal o que é realmente a Fundação Kane? Será que Fia conseguirá salvar a irmã e Adam? 

image

O final é emocionante, adorei e foi o que me deixou bastante interessada no segundo volume, Perfect Lies. 

Esta foi uma boa leitura de fim-de-semana, mas nada que me deixasse completamente agarrada. Já tinha este livro na minha "to read" list e decidi aproveitar a oportunidade da Browse Inside, no entanto, apesar da base da história ser apelativa, não sou fã da forma como está escrita.

Gosto das histórias a duas ou mais vozes, pois conseguimos ter uma melhor percepção dos sentimentos e pensamentos de diferentes personagens. Este livro, apesar de ter o ponto de vista de Annie e de Fia, está num formato um pouco confuso e que atrasa a fluidez da narrativa. Isto porquê? Porque simplesmente não segue um plano cronológico linear. Tão depressa estamos a ler no presente, como no capitulo seguinte passamos para o ponto de vista de uma das personagens à 6 meses atrás, como a seguir passamos para 2 anos antes e voltamos de novo ao presente.

image

Apesar da "viagem ao passado" ser importante para o desenvolvimento da acção, não gostei deste formato, mas cada um tem as suas pancadas e manias :p .
Um livro cheio de acção, jogos psicológicos, algum romance e apurados instintos de protecção que vale a pena conhecer.

Nota: Esta edição trazia ainda um bónus. "Annie and Fia: a mind games short story". Not bad! :p

Boas leituras ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário