quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A Cidade de Vidro de Cassandra Clare ( Instrumentos Mortais #3)

Editora: Editorial Planeta
ISBN: 9789896570903
Ano de Lançamento Portugal: 8 de Junho de 2010
Tradução: José Luís Luna
Páginas: 480
Classificação: ★★★★ (5/5)







Outubro 2014



Sinopse

Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar? O amor é um pecado mortal e os segredos do passado provam ser letais quando Clary e Jace enfrentam Valentine no último volume da trilogia Os Instrumentos Mortais - obra que figura na lista de sucessos literários do New York Times.Caçadores de Sombras é o título da trilogia que começa com A Cidade dos Ossos, com uma fantasia urbana povoada por vampiros, demónios, lobisomens, fadas, e que é um autêntico romance de acção explosiva.



Pode conter spoilers

Dos três livros acho que este é o meu preferido. :) Adoro todos mas este teve um enorme desenvolvimento e revelou muitos mistérios.
Este terceiro volume podia bem ser o último desta série, mas ainda bem que a autora decidiu presentear-nos com mais três livros.

Muitas vezes acontece com o desenrolar da história uma quebra que nos faz perder o interesse, mas não é o caso dos Instrumentos Mortais.
A autora consegue manter o leitor interessado e até o deixa ansioso sempre que termina um capitulo e vê-se obrigado a continuar até altas horas da madrugada.


A Cidade de Vidro é um volume de revelações. Temos personagens novas e deparamos com um possível triângulo amoroso entre Maia, uma rapariga lobo que pertence à matilha de Luke, Simon e Isabelle.

A nossa personagem principal, Clary, tem que ir a Idris ter com um feiticeiro que irá ajudá-la a despertar a mãe. Jace disse que ia ajudá-la, mas ela sabe que isso não é verdade. Por alguma razão ele não quer que ela vá.

Jace com a ajuda de Simon tentam impedir Clary de ir a Idris devido aos seus poderes especiais e ambos receiam o que a Clave poderá fazer quando os descobrir.

As coisas correm mal durante a abertura do portal que os levará a Idris. São atacados por Abandonados e Simon fica gravemente ferido. Jace vê-se obrigado a levá-lo ou este morreria.

Clary, furiosa por ter sido deixada para trás, abre um portal e atravessa-o com Luke que salta no último momento. Ambos têm que se manter escondidos por não terem autorização para entrar em Alicante e refugiam-se na casa de Amatis, irmã de Luke.

O novo Inquisidor engana os 'nossos' Caçadores de sombras ao prometer enviar Simon de volta a Nova Iorque, mas em vez disso tranca-o numa cela na esperança de saber a razão pelo o qual ele consegue andar à luz do sol.

Clary sai às escondidas e vai à procura de Jace. Assim que o encontra depara-se com ele aos beijos com Aline. (Esta cena caiu-me mesmo mal. A autora consegue descrever perfeitamente tudo o que a personagem estava a sentir e nós próprios que estamos a ler sentimos a sua mágoa e tristeza.)
Não é bem recebida por Jace e têm uma enorme discussão. Clary acaba por se ir embora.
Jace está completamente abalado com o que teve que fazer. Era tudo para protege-la.

Completamente desorientada pela discussão com Jace, Clary, tenta voltar para casa de Amatis e encontra Sebastian que a ajuda no caminho de volta. Aproximam-se e ele prontifica-se a apoia-lá na sua busca, mas algo acontece que a deixa desconfiada das acções de Sebastian e fica de pé atrás. Porém ele avança em todas as direcções, incluído os sentimentos que nutre por ela e beija-a. Clary dá para trás não correspondendo.

Jace procura Clary para conversarem. Após levar Clary a visitar Simon decidem ir à casa onde Jace cresceu à procura do Livro Branco que contém o feitiço de Jocelyn.
A descoberta que fazem na cave da casa deixa-os completamente chocados com a brutalidade e maldade de Valentine.

A casa é destruída devido a um feitiço e Jace e Clary saem de lá o mais rápido possível.
(Toda a cena que se segue entre estes dois depois da casa ter desmoronado era algo que os leitores tanto ansiavam. Eu pelo menos não consigo expressar o quanto estava ansiosa por um momento desse calibre. Em que eles esqueciam tudo por uns minutos e deixarem-se levar pela paixão. )

Entretanto as defesas de Alicante são destruídas e a cidade é atacada por demónios.

Descobre-se a verdade sobre Sebastian e Jace. É completamente surpreendente a volta que isto dá mas tem tudo a sua lógica e nós, leitores, ficamos muitos felizes pelo o nosso casalinho principal.




Patricia* 

Sem comentários:

Enviar um comentário