sábado, 21 de março de 2015

Sonhos de Papel de Ruta Sepetys



Editora: Edições Asa
ISBN: 9789892325187
Ano de Lançamento Portugal: 28 de Janeiro de 2014
Tradução: Helena Ruão
Páginas:384
Classificação★★★★ (4/5)



                

Março de 2015


Sinopse

Josie Moraine vive mais do que uma vida.

Ela é filha de uma das prostitutas de luxo mais cobiçadas de Nova Orleães, um estigma que a arrasta para o submundo decadente da cidade. Vítima da negligência da mãe, tem nos moradores do extravagante Bairro Francês os seus maiores aliados. De Cokie, humilde e fiel; a Willie, a dona de um bordel cuja frieza esconde um coração de ouro; e a Jesse, tímido, atraente e eternamente apaixonado, todos a protegem e velam por ela.

Mas Josie sonha mais alto e move-se com igual à-vontade nos corredores da livraria onde, graças à bondade de um desconhecido, trabalha e habita. Este é o seu porto seguro. Aqui, entre as estantes repletas de livros, no pequeno escritório que agora lhe serve de quarto, não tem de se defender da sua própria mãe nem fingir ser a durona solitária que domina as ruas. Ao anoitecer, quando a porta se fecha e as luzes se apagam, ela descobre nas páginas que folheia a imensidão do mundo e anseia por uma vida melhor. Uma vida como a de Charlotte, a filha de uma família da alta sociedade, cuja amizade a inquieta a ponto de arriscar tudo, mesmo a promessa de um amor verdadeiro. E quando os seus sonhos estão prestes a realizar-se, um crime muda tudo… para sempre.

Opinião

Já tenho este livro há tanto tempo na minha estante e finalmente decidi lê-lo nas minhas férias. A sua sinopse deixou-me curiosa e admito que gostei bastante da história, mas o seu fim deixou-me a suspirar por mais. É verdade que não se justifica uma continuação, mas a curiosidade fica em relação a alguns pontos.

Estamos em 1950, Josie tem 17 anos e é filha de uma prostituta de luxo. Terminou os seus estudos e trabalha numa livraria junto com Patrick, que é filho do dono e este encontra-se doente. Ela também faz a limpeza de manhã cedo no bordel onde a mãe trabalha e na qual Willie, a dona, é como se fosse a sua verdadeira mãe. Importa-se mais com ela do que Louise. Vive por cima da livraria desde os 12 anos e distanciou-se da mãe o mais possível.

Os momentos dela com Patrick na livraria são maravilhosos. Os livros que os rodeiam e os jogos que fazem, para adivinhar o que o cliente irá levar, mostra a enorme cumplicidade que têm entre eles. Desconfio de algo mais ^^

Cokie, é um taxista e age como um pai para Josie. Sempre a acompanhou desde o primeiro dia em que se conheceram e está sempre de olho nela. 
Jesse, amigo bonito que arranja carros e passa como rebelde entre as miúdas. A sua profissão é vender flores e tem um grande interesse por Josie.

A vida de Josie não é fácil e ambiciona ir para a universidade, mas não tem dinheiro suficiente. E tudo se complica quando um homem morre de forma estranha e imprevisível. Esse mesmo homem que Josie conheceu na véspera da sua morte. Este foi à livraria comprar dois livros e logo criaram empatia um pelo o outro.

Dá-se inicio a uma investigação e muitos duvidam das causas da morte do grande empresário. O mais estranho é que Louise, mãe de Josie, e o namorado, do qual já havia sido acusado por bater em Louise, estão fugidos e ninguém sabe do seu paradeiro.

Josie fica desconfiada de tudo e ao limpar o quarto da mãe no bordel, depara-se com o relógio de ouro do homem falecido, bem escondido. As suas iniciais estão gravadas e não há qualquer dúvida que era dele. Esconde-o de Willie, mas não sabe o que fazer com ele. 

Ao autopsiarem o corpo chegam à conclusão que foi assassinado e as investigações recomeçam. Josie também foi questionada pela policia visto que esteve com o senhor no dia anterior, mas não fala nada sobre o relógio pois isso seria um grave problema. 

As evidencias caem em cima da mãe dela e acaba por ser presa. Parece que alguém a viu nessa noite com o tal homem num bar e resolveu contar à policia. Mas a estadia é curta e o dinheiro sujo da máfia compra um álibi e sai em liberdade. 

No meio desta confusão toda, Josie, tenta viver a sua vida. Dividida pela atenção de Patrick e Jesse; ajudando Charlie (pai de Patrick) a estar confortável nos seus devaneios da doença; e estar sempre perto para ajudar Willie quando é preciso.
O sonho de uma educação numa das melhores universidades não está esquecida e quando existe uma possibilidade, tudo muda outra vez.

Gostei mesmo deste livro! Josie é uma personagem tão completa e maravilhosa, que às vezes me esqueço que tem apenas 17 anos. A vida que tem obrigou-a a crescer e a tornar-se independente. É sem dúvida uma guerreira que luta por aquilo que quer.

Tenho pena de não ter lido mais cedo! Sem dúvida que é uma leitura maravilhosa com algum mistério pelo meio :)

Patricia*

Sem comentários:

Enviar um comentário