sexta-feira, 23 de outubro de 2015

[Opinião] Algo Maravilhoso de Judith McNaught

Algo Maravilhoso (Sequels, #2)Editora: ASA
ISBN: 9789892331256
Titulo original: Something Wonderful
Ano de Lançamento: 1988
Ano de Lançamento Portugal: Junho 2015
Tradução: Ana Álvares
Páginas:494
Classificação: ★★★ (4/5)

 https://www.goodreads.com/book/photo/25574593-algo-maravilhoso

WOOK - www.wook.pt

Outubro 2015

Sinopse:


" Alexandra Lawrence tinha a seu favor o facto de ser bem -nascida e... nada mais. Com o seu aspecto e modos arrapazados - sabia disparar uma arma, pescar e montar a cavalo tão bem como qualquer homem - não era propriamente a noiva perfeita. Para piorar as coisas, vivia na penúria, o tio era um bêbado e a mãe uma senhora de temperamento irascível. Não, ninguém diria que seria ela a casar com o abastado, mulherengo e arrogante Jordan Townsende, duque de Hawthorne. Mas a verdade é que, devido a um infeliz mal-entendido, assim foi.

Alexandra é agora duquesa, mas a sua vida é tudo menos calma. Quatro dias após o casamento, o marido desaparece sem deixar rasto. É sozinha que tem de enfrentar a sociedade londrina, que despreza o facto de um dos "seus" aristocratas ter casado com uma campónia ingénua. Quando Jordan finalmente reaparece, Alexandra já perdeu  a inocência dos seus dezassete anos, mas aos poucos vai descobrir que, por detrás da fachada gélida do marido, está um homem ternurento, amável e sensual. Tragicamente, Jordan coleccionou demasiados inimigos e é agora um alvo a abater. Caberá a Alexandra salvar a vida do homem que ama. Uma missão impossível não fosse a sua teimosia em acreditar que o futuro lhes reserva... algo maravilhoso. 

Opinião:

Cada vez mais chego à conclusão de que me sabe bastante bem ler romances históricos no meio de leituras mais "intensas". Ou em qualquer outra altura, para ser sincera, são uma leitura excelente para descontrair.
Este é o segundo livro da trilogia Sequels, que iniciou com Para Sempre. Comparando os dois livros, acho que gostei ligeiramente mais deste, pelo menos em termos de personagens principais.

Alexandra Lawrence é uma rapariga de boas famílias que cresceu numa propriedade no campo, longe da nata da sociedade londrina. Filha de pai ausente, Alex desde cedo que tentou impressionar o pai que sempre desejara ter um filho. Assim, desenvolveu capacidades muito pouco lady like como esgrimir, disparar uma pistola e montar a cavalo. Tudo isto, juntamente com educação filosófica que recebia por parte do avô, aliadas a um intelecto fora do vulgar, transformaram a pequena Alex numa verdadeira maria-rapaz. Após a morte do pai e das revelações chocantes da sua vida dupla, Alex é obrigada a "arregaçar as mangas" e a gerir toda uma propriedade sozinha, já que a sua mãe, não conseguindo ultrapassar o golpe do marido, se isola do mundo e começa a viver no meio do ódio e da auto-comiseraçãoOs anos passam e a propriedade onde vivem está bastante degradada, mas Alex continua empenhada em cuidar de todos os seus habitantes. Desde a mãe aos criados, já idosos, que sempre a ajudaram. 

Jordan Townsende é o típico libertino que já passou por muito. Durante vários anos combateu na guerra e desde cedo começou a trabalhar no duro para recuperar a fortuna e as propriedades inerentes ao seu título de duque de Hawthorne. Apesar de trabalhador e empenhado é igualmente um "bon vivant" e a desgraça de muitas senhoras da alta sociedade. Aos 27 anos, a pressão para que assente e produza um herdeiro é cada vez maior mas, a sua fraca consideração pelo sexo feminino, faz com que esta seja uma ideia muito pouco apelativa. A avó é a única mulher da sua vida que realmente lhe importa e não precisa de mais ninguém. No entanto, o destino encarrega-se de colocar  Alex no seu caminho. A pequena jovem acaba por, casualmente, salvar a vida do duque, quando este se debatia com um grupo de assaltantes no meio da floresta. Após o confronto, Alex que envergava uma armadura medieval, acaba por perder os sentidos e Jordan, pensando que se tratava de um rapazinho da vizinhança, leva-a para a estalagem mais próxima, com o intuito de prestar os primeiros socorros ao seu salvador. Quando se apercebe do seu "erro" já é tarde de mais. Toda a aldeia reconheceu Alex nos seus braços a caminho da estalagem e é claro que o falatório começa. 


Quando a rapariga regressa a casa, a mãe de Alex, insiste em reparar "o mal que foi feito" e no dia seguinte exige que Jordan case com a pequena. Jordan, que tinha ficado bastante admirado com a jovem (não num sentido romântico), apieda-se da rapariga, cuja reputação aparentemente arruinou e, num gesto de gratidão, acaba por aceder a tal acontecimento. Ele não desgosta da pequena e, apesar de achar que o casamento é uma inconveniência, tem planos para contornar a situação. No entanto, durante a lua-de-mel, acaba por desenvolver sentimentos pela jovem inocente que tanto o idolatra e adora. Mas, como em todas as boas histórias, a vida dos nossos heróis vai dar uma volta de 360º e Jordan acaba por desaparecer misteriosamente sem deixar rasto, 4 dias após o feliz enlace. 
Alex vê-se então obrigada a enfrentar sozinha toda a sociedade londrina, tornando-se motivo de chacota devido à sua devoção ao jovem duque e é aqui que a rapariga percebe que o marido não é verdadeiramente aquilo que imaginara.


Gostei bastante deste livro. Adorei a Alex, é uma personagem que cresce bastante ao longo da narrativa e passa de menininha ingénua e sonhadora a mulher de fibra, que não se deixa intimidar pela autoridade do sexo oposto, o que, tendo em consideração a época já é um grande feito. 

Apesar do "mau-feitio" e mania da superioridade característicos de um verdadeiro duque, gostei do Jordan (muito mais do que do Jason do primeiro livro). No fundo é um fofo com grandes problemas em lidar com as emoções e a confiar no sexo oposto (tem razões para isto...bastantes daddy/mommy issues, se é que me entendem).
A narrativa desenrola-se num passo rápido que apenas é ligeiramente interrompido após o desaparecimento de Jordan. 
O final conseguiu surpreender-me. Definitivamente "didn't saw that coming" e mais não digo :p 
É uma história leve, com a dose ideal de drama e uma pitada de humor. Adorei e quero muito terminar a trilogia! :D


Outros livros da série:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário