domingo, 3 de janeiro de 2016

What's Hot and What's Not? 2015


E heis que chega aquela altura em que todos nós fazemos uma retrospectiva do nosso ano literário (pelo menos neste caso).
Não posso dizer que tenha sido um mau ano em termos de leituras, apesar de não ter conseguido completar o meu desafio pessoal de ler 40 livros em 2015 (fiquei-me pelos 36). Foi o meu ano mais fraquinho para ser sincera mas, pronto, novo ano, novos desafios e pode ser que consiga superar o fracasso épico deste ano.


~



Agora vamos à parte difícil... decidi escolher os 10 livros que, para mim foram os melhores do ano. Não foi uma tarefa fácil mas no fim, acabei por eleger estes 10 meninos. 



1. Throne of Glass/ Crown of Midnight de Sarah J. Maas

Ok, começo já a fazer uma pequena batota mas, achei que não seria tão interessante ter dois livros da mesma série numa mesma lista. Estes foram sem dúvida dois dos melhores de 2015, principalmente o segundo volume, Crown of Midnight. Se ainda não conhecem esta série, têm mesmo que experimentar. Está mais que recomendada!



2. Aquele Beijo (Bridgertons #7) de Julia Quinn

Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que adoro os Bridgertons e, apesar de ter lido outros dois livros da série em 2015, este foi o meu favorito dos três. Aliás, encontra-se empatado em primeiro lugar com "A Grande Revelação" (livro 4). Adoro a escrita da autora e as histórias em si, são adoráveis, divertidas e quando damos por nós, já estamos no final do livro e a chorar por mais.


3- Obsidian (Lux Series #1) de Jennifer L. Armentrout

Jennifer é uma autora bastante conhecida internacionalmente mas, no nosso país pouco ouvimos falar dela. Até ao momento há apenas um livro da autora publicado em Portugal, Espero por Ti, sob o pseudónimo de J. Lynn.
Quanto a esta série, adorei os protagonistas e a história em si. É daquelas histórias que começam com um sério caso de "amor-ódio" e não há cá amores instantâneos ou coisas do género, já para não falar que a parte sobrenatural acaba por ser algo original. Se ainda não conhecem o Daemon e companhia, não sabem o que perdem :).



A Quimera de Praga (Entre Mundos, #1)4. A Quimera de Praga (Entre Mundos #1) de Laini Taylor

Uma das melhores surpresas do ano e também mais uma estreia a nível de autores. Este livro é diferente de tudo o que já li até hoje. A história é super original e a escrita da autora absolutamente magnífica, com uma narrativa extremamente cativante, única e que nos consegue prender a cada página. Mais uma série que espero terminar em 2016.


5. Cinder by Marissa Meyer


Este é mais um daqueles casos em que me apeteceu bater com a cabeça nas paredes por ter adiado a sua leitura por tanto tempo. A escrita da autora é mágica e consegue realmente conferir uma nova vida aos velhos contos de fadas que todos nós conhecemos de trás para a frente e da frente para trás. A sua imaginação é algo único e a história consegue surpreender, há sempre algo novo que faz com que a narrativa não seja tão previsível como poderíamos pensar à partida e isso é das melhores caracteristicas deste livro. Mais uma série para continuar em 2016, definitivamente.



273877176. Um Conde Apaixonante de Sarah MacLean

Mais um romance histórico na minha lista de favoritos de 2015. Segundo volume de uma série que me cativou desde o primeiro volume (que li igualmente em 2015) mas, este ainda conseguiu ser mais brilhante do que o primeiro e tudo devido às personagens com quem me consegui identificar. Vá lá, quem não gosta de um bom romance clássico com uma heroína super inteligente e fofinha e um herói à sua altura? Para mim, este livro quase que chegou ao nível dos Bridgertons, o que é, realmente, um feito :D

7. Eleanor and Park de Rainbow Rowell

Esta é, possivelmente, uma das histórias mais fofinhas de sempre! A Rainbow Rowell está no bom caminho para se tornar numa das minhas autoras favoritas. No entanto, este menino não conseguiu bater o Fangirl que li em 2014 e que é, até agora, o meu favorito da autora. 
Esta história prima pela simplicidade e é fantástico tudo se desenrola lentamente mas de uma forma que nos deixa a suspirar por mais a cada página. 




8. Sob o Céu que Não Existe de Veronica Rossi

Demorei séculos para me decidir a ler este menino (básicamente fiquei sentada à espera que a Editorial Planeta se decidisse a publicar o resto dos livros, coisa que me parece cada vez mais difícil, infelizmente). Foi uma das grandes revelações de 2015 para mim. A escrita da autora é algo que se estranha mas que depois se entranha. A sério. É super rápida e não se perde muito em detalhes que muitas vezes só atrapalham. Fiquei completamente rendida e este ano, tenho mesmo que investir nos livros em inglês, se não, bem posso ganhar raízes e teias de aranha enquanto espero pela Planeta.


9. Algo Maravilhoso de Judith McNaught

Mais uma autora que descobri este ano e que espero continuar a seguir. Gostei ligeiramente mais deste livro quando em comparação com o primeiro livro da série Para Sempre. As personagens são fantásticas, com muita personalidade e a história bastante fofa (basicamente é um mal entendido que acaba por correr melhor do que aquilo que se esperava. O final é surpreendente mas, no geral, é uma história leve com as doses certas de drama e humor. Tenho mesmo que terminar esta trilogia!




10. The Young Elites by Marie Lu

E agora sim, o livro que mais me conseguiu surpreender tanto pela sua história como pela originalidade.
Fiquei completamente rendida desde o início. É realmente um dos livros mais complexos, originais, dark e interessantes que li nos últimos tempos. Tudo desde o mundo, as personagens e a história respiram awesomeness, que nos deixa agarrados. Um livro cheio de surpresas, grandes revelações, voltas e mais voltas, acontecimentos que me apanharam completamente desprevenida e claro, alguns momentos "What the..?!". Uma verdadeira montanha-russa de emoções, demorei bastante tempo até conseguir recuperar com aquele final.



Esta parte foi ainda mais complicada, pois não me lembro de nenhum livro que tenha lido em 2015 e que não tenha gostado. No entanto, alguns meninos desiludiram-me um bocado e foi com essa base que fiz esta lista.

1. Trilogia A Seleção de Kiera Cass

Esta foi realmente uma das maiores desilusões literárias do ano, principalmente os dois últimos livros. Gostei da série no geral e até quero ler a continuação mas, fiquei desapontada. Esperava mais, tinha grandes expectativas e no final, não achei que fosse assim tão especial. Dei por mim a revirar os olhos demasiadas vezes e isso nunca é bom sinal. Mas, apesar de tudo, tem os seus momentos fofinhos e alguma piada por isso, não deixo de recomendar a série. Vamos lá a ver como vai ser o The Heir.


2. Uma Semana para te Amar e Vou Amar-te para Sempre de Monica Murphy
24597093
O primeiro livro até está engraçado mas o segundo...bah, not for me! Definitivamente não me encheu as medidas. Foi uma leitura demasiado lenta, tive sérios problemas com o desenrolar da história e até mesmo com as personagens. Irritou-me a valer. Acabei por lhe dar 2 estrelas, o que já é muito. Apesar de a história não estar má de todo, simplesmente não combina comigo. Não tenho muita paciência para o excesso de drama desnecessário. Com este além de revirar os olhos, tive vontade de bater com a cabeça na parede xD 


3. Enrolados de Emma Chase

Mais um segundo volume que me deu cabo dos neurónios. A certo ponto estive quase para desistir dele tal não era a quantidade de parvoice que este livro contém. O que o safa é mesmo a forma de escrever da autora e o seu humor porque, em termos de história, é horrivel. As coisas tinham ficado bem resolvidas no primeiro livro, este não era, de todo, necessário. Pura palha! No entanto, tem os seus momentos cómicos e foi realmente isso que o salvou.





E pronto, estes foram os meus pontos altos e baixos do ano de 2015. Espero que 2016 se revele um melhor ano em termos de leituras. Vamos ver como corre :)
Já agora, se quiserem recomendar livrinhos, estejam à vontade :D

Ah, e BOM ANOOO, awesomies! ;)

Laura :)

Sem comentários:

Enviar um comentário