domingo, 10 de abril de 2016

[Opinião] The Hearthbreakers de Ali Novak

25266817EditoraSourcebooks
ISBN: 9781492612568
Série: The Heartbreakers
Ano de Lançamento: 2015
Ano de Lançamento Portugal: --
Páginas336
Classificação: ★★ (2/5)

 https://www.goodreads.com/book/photo/25574593-algo-maravilhoso


Abril 2015


Sinopse:
"When I met Oliver Perry, I had no clue he was the lead singer for The Heartbreakers. And he had no idea that I was the only girl in the world who hated his music." 
Stella will do anything for her sick sister, Cara—even stand in line for an autographed Heartbreakers CD...for four hours. She's totally winning best birthday gift this year. At least she met a cute boy with soft brown hair and gorgeous blue eyes while getting her caffeine fix. Too bad she'll never see him again.
Except, Stella's life has suddenly turned into a cheesy love song. Because Starbucks Boy is Oliver Perry – lead singer for the Heartbreakers. And even after she calls his music crap, Oliver still gives Stella his phone number. And whispers quotes from her favorite Disney movie in her ear. OMG, what is her life?But how can Stella even think about being with Oliver — dating and laughing and pulling pranks with the band — when her sister could be dying of cancer?"
Opinião:

Já alguma vez vos aconteceu terminarem um livro que gostaram bastante e não conseguirem decidir o que ler a seguir? Terem um pilha de livros que querem mesmo ler mas no fim acabam por escolher um que não estava nas vossas prioridades? Yep, aposto que sim. Foi o que me aconteceu com este livro. Isso e o facto de ter descoberto, recentemente, um filme chamado "Song One" que conta com a participação de Anne Hathatway (uma das pessoas mais fofinhas do grande ecrã e também uma das minhas actrizes favoritas). Apesar de ainda não ter visto o filme (possivelmente vou resolver essa questão ainda hoje), fiquei completamente conquistada pelo trailer e por uma das músicas da banda sonora. Foi assim que conclui que me apetecia ler algo cuja história tivesse a mesma onda do filme. A temática deste livro pareceu-me uma versão YA do trailer e acho que foi a minha curiosidade para com este que me fez escolher este menino que, de outra forma, continuaria na minha e-pilha por tempo indeterminado.
Infelizmente, não foi uma das minhas escolhas mais brilhantes, deixando muito a desejar.


Stella, Cara e Drew são trigémios. Um trio de adolescentes absolutamente normais que começava a dar os primeiros passos na terrível hierarquia do Secundário. Cada um dos irmãos tentava destacar-se à sua maneira e as coisas corriam às mil maravilhas até ao dia em que descobriram que Cara tinha cancro. A partir daí, a vida destes jovens mudou radicalmente. Os gémeos deixaram de frequentar a escola e passaram a ter aulas em casa para estarem mais perto da irmã e os sonhos foram ficando lentamente para trás.
Apesar da sua condição, Cara é uma rapariga bastante positiva e lutadora e um exemplo de coragem para os irmãos. É também, para desespero de Stella e Drew, uma das maiores fãs dos Hearthbreakers, uma banda originalmente punk/rock mas que, na opinião de Stella, não percebe nada de punk. É apenas mais uma boy band desenhada para agradar às massas (do sexo feminino de preferência).
Cara encontra-se agora no hospital e, devido ao seu estado de saúde débil não pode realizar o seu sonho de ver os seus ídolos ao vivo. Apesar de abominarem a música dos Hearthbreakers, Drew e Stella decidem viajar até Chicago para tentar conseguir um autógrafo da banda para a prenda de aniversário de Cara (eles têm uma espécie de concurso para a melhor prenda entre os 3). Esperar numa fila por um autógrafo destes rapazes é uma verdadeira tortura para os dois irmãos mas estes estão dispostos a fazer de tudo para dar alguma alegria à irmã.
Durante a viagem, Stella conhece um misterioso rapaz. A atracção entre ambos é imediata e a rapariga fica completamente nas nuvens mas aceita que nunca mais voltará a ver aqueles olhos azuis. No entanto, enquanto espera na fila da sessão de autógrafos, Stella tem o choque da sua vida ao reconhecer o vocalista da banda, Oliver. Hello blue eyes!
As coisas não correm como esperado e os dois irmãos não conseguem o que queriam. Nessa tarde seguem para o hotel onde, por coincidência, a banda também está instalada e Stella, que ferve em pouca água, acaba por desancar os quatro rapazes e chega mesmo a dizer-lhes que a música deles não presta. E é assim que começa uma bela amizade entre uma rapariga e uma famosa banda de adolescentes.



Este deve ser um dos livros mais previsível que já li na minha vidinha. Não gostei da heroína, Stella. É básicamente uma "bitch" com a mania que é boa. Quem é que no seu perfeito juízo se chega ao pé de seja quem for, que não conhece de lado nenhum e faz uma cena? Eu sou apologista do "não gostas, põe na borda do prato". Se juntarmos isto com o facto de esta rapariga ser igualmente a coisa mais irritante, neurótica e confusa que existe, com uma pitada de egocentrismo, temos a receita perfeita para o insucesso.



Quanto às outras personagens, gostei da maioria dos rapazes da banda (tive uns certos problemas com o Oliver, achei a criatura demasiado melodramática a pender um bocado para o parvo) e dos irmãos de Stella. A Cara devia ter sido a personagem principal, pelo menos é mais interessante e tem mais personalidade que a irmã. Gostei dos cenários de backstage ou "fora dos luzes", onde os rapazes davam o seu melhor para serem isso mesmo, rapazes. Achei interessante a forma como nos é mostrado que, no mundo do espectáculo nem tudo é o que parece. Há muitas regras e mentiras para tornar as pessoas mais desejáveis, ou seja, a imagem muitas vezes vale mais do que o próprio trabalho artístico e é assim que muitas vezes se perdem grandes artistas.
Voltando de novo às coisas que não me agradaram, achei por vezes, que certas cenas eram demasiado forçadas. Não gosto quando os autores mudam repentinamente o rumo dos acontecimentos e sem qualquer lógica só porque querem inserir uma ideia naquele espaço.

Apesar dos seus defeitos, não posso dizer que tenha sido muito mau ou o pior de sempre...acho que o posso classificar como "meh", não me aquece nem me arrefece. Tem alguns momentos engraçados mas acho que a autora ainda tem um grande caminho a percorrer. 
Não sei se era essa a ideia da Ali mas, este livro mais parece uma fanfic inspirada numa banda como...sei lá, os 5 Seconds of Summer (?) ou algo do género, coisa que não me apela. Ou então, o problema sou mesmo eu. Se calhar estou a ficar velha para estas coisas ahahah!


Anyway, é capaz de ser um livro engraçado para uma leitura de Verão, quem sabe. Sei que vai ser lançado um segundo livro que, pela sinopse, me pareceu mais interessante que este, além disso é a história de Alec, uma das poucas personagens que achei realmente interessante. Talvez se o apanhar de borla (como aconteceu com este) o leia ahah!



Laura ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário